Cartão Cliente Especial / Rede Nacional de Descontos.

Conheça a Cidade

Carrancas - MG

Cachoeira dos Índios

Antes Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas, hoje simplesmente Carrancas. Seu nome é originário de formações rochosas, derivadas de escavações nas serras, em formato de grandes caras feias avistadas ao longe por aqueles que aqui passavam.
A Carrancas pertence o maior trecho da Estrada Real dentro de um mesmo município, já demarcados os 77 km deste caminho.
O município com 4000 habitantes é composto de muitas fazendas de pequeno, médio e grande porte. Predomina-se a criação do gado de leite e de corte e o cultivo de milho e produção de cachaça. Nesta última década o turismo, em especial o Ecoturismo, vem se estabelecendo, possibilitando fonte de renda alternativa e geração de empregos.
Carrancas é marcada pela beleza de suas serras, onde se encontram também as farturas de suas nascentes que alimentam os Rios Capivari, Grande e Pitangueiras. Temos muita água descendo montanha abaixo formando inúmeras cachoeiras de vários tamanhos e volumes, vários poços, escorregadouros formados por pedras e corredeiras suaves, por onde se chega por trilhas naturais, que atravessam matas ciliares e campos ruprestes de altitude.

Cachoeira da Fumaça

A beleza do lugar e de suas cachoeiras, já foram destaque em várias novelas.
A cidade oferece ao visitante diversos roteiros ecológicos, turismo de aventura, cavalgadas, trilhas para bike e moto. Cenários de pura beleza para passeios diurnos e noturnos.
Do folclore, Carrancas preserva tradições da existência de uma Banda de música sempre presente em festas e comemorações, sanfoneiros, quadrilhas, a Congada e a Folia de Reis.

Matriz N. Sra. Conceição de Carrancas

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas: Pelos primeiros registros em 1721 já existia uma capela neste lugar, denominada Capela de Nossa Senhora da Conceição do Rio Grande.
É toda construída em pedras quartzito, algumas com quase 1 tonelada de peso. No teto de seu altar-mor existe uma pintura de Joaquim José da Natividade, artista sanjoanense do século XIX, discípulo de Aleijadinho. Os retábulos do altar principal são pintados a ouro com diversos trabalhos de entalhe em madeira.
Distritos: Quem vier a Carrancas não pode deixar de conhecer além de nossos atrativos naturais os distritos da Estação e da Capela do Saco onde se encontra a Capela de Nossa do Porto do Saco, tombada pelo município com reconhecimento do IEPHA - Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico, podendo também degustar e adquirir queijos e doces caseiros de excelente qualidade.

Apoio: